quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

HEY!

Nesta matéria, mostramos os estilos Emo, From Uk, Indie/Alternativos e Neon Music. Você se encaixa em alguma tribo? Tem seu próprio estilo e é rotulado como uma delas? Veja mais.

Emo
Emo ou Emocore é um estilo de música meio rock melódico, com letras tristes, falando de amor, sofrimento e dor. O nome Emo vem da palavra Emotivo, justamente por causa do estilo musical.
Aqui no Brasil, o estilo se iniciou em 2003, sob forte influência dos norte-americanos, na cidade de São Paulo. Mas a tendência se aglomerou de 2005 para 2006, aderindo a calças justas e pretas, camisetas listradas ou quadriculadas, maquiagens pesadas, escuras, colares e pulseiras de bolas. E lógico, não podendo faltar a franja caída sobre os olhos, que foi e é a marca registrada de um legítimo Emo. Uma linguagem foi inventada para ser falada entre eles, o ‘miguxês’, onde todas as palavras são escritas com a letra 'X'. "
oix, vuxe, txi emuh (te amo),txau, lindáhx.. "AiIiIi, mArIdUxÚú! Vx XaBíHHH qÍ eO tÍ AxÚ mT lindixnhuuuuu" e por aí vai."
Muitas bandas brasileiras foram rotuladas de emo, como Nx Zero, Fresno e Cpm 22, e lá fora as bandas como Simple Plan, Good Charlotte, My chemical Romance e Panic! At the disco por fazerem um rock melódico com letras sobre o amor e experiências de vida. Normalmente todas essas bandas negam o rótulo.
Ser EMO se tornou um motivo de deboche, vergonha. Um estilo que todos se recusam a dizer que seguiam. Tudo
deve ser emotivo, sentimental, triste e melancólico, são chamados de Homossexuais mais um motivo para a gozação entre as pessoas, como ‘Emo viado, emuxinho e Emosexual’.

From Uk

Scenes Kids (From uk) é a Moda 'pós-emo', criado para descaracterizar aquela ‘má impressão’ do emo.
Cansados de tanto preconceito, resolveram criar esse novo rótulo e seguir a moda que veio do Reino Unido. Esqueça músicas melosas e tristes, roupas pretas e escuridão. Na tribo, os adolescentes usam cabelos armados, as meninas normalmente usam apliques enormes, coloridos e listrados. A maquiagem é bem colorida e criativa, sempre usando deliniador para contornar os olhos, muito pó para deixar o rosto bem pálido junto de sombras coloridas e brilhantes. Tem até gente que faz desenhos em seus olhos, como as manchas de um Leopardo. Já os meninos, usam o mesmo cabelo, com aqueles velhos mullets. Costumam também descolorí-lo e pintá-lo com cores ousadas. E claro, tudo para fazer sucesso na internet, esse é o objetivo para quem quer ser um From Uk/Scene Kids.


Aqui no Brasil, os adolescentes adotaram o nome ‘’From Uk’’ e no Reino Unido, aderiram ao nome 'Scene Kids', que também varia para 'Scene Queens'.

Muitos gostam de eletrorock, screamo e rock alternativo. Nada de tristeza e sim muita música agitada. Há vários wannabe Uk, como o Yago Lobo, mais conhecido pelo Brasil como Hashii Stanford, que foi vocalista da ex banda "Bonde do Mainstream". Hashii diz que criou essa moda From Uk no Brasil, outros dizem que esse estilo já existia e ele só o adaptou. Ninguém sabe da real, mas ele faz muito sucesso.
Outra referência deScene Kids no Brasil, é a Lindsay Woods que encantou muitos com as suas fotos e vídeo no Orkut. Cabelos coloridos e sua simpatia que não há de negar, Lindsay é uma Scene Kids assumida, porém, não liga para o que dizem sobre ela. Começou apenas com fotos no Orkut, e agora está em todos os tipo de site da internet, Fotolog, MySpace, Face Book. Ela está crescendo no mundo UK.
Em fim, From Uk é um estilo de muita atitude e um modo de liberdade de expressão entre eles. Faz a cabeça de muitos jovens, o que só tende a crescer

Indie/Alternativo

A tribo ‘Indie’ leva uma moda mais cult, e veio à tona de 2007 para 2008. Em relação aos temas há uma liberdade e variedade de assuntos cantados por bandas deste estilo, não se detectando nenhum assunto que seja mais cantado dentro deste estilo. Veio tomando o lugar dos emos, provocando uma grande mudança comportamental na maior parte do grupo
anterior. Há uma valorização da moda, da cultura, como cinema, museus e poesia. Em contra mão, há uma grande repulsa pelo comum, pelos modismos, pela banalização das bandas de rock e da moda. Porém, uma vertente do Indie tomou um sentido diferenciado. Os ‘Alternativos’ são uma parte menos culta e mais colorida do Indie, misturando elementos do From Uk, mas mesmo assim, chegando mais perto do Indie, quando a gosto musical e comportamento. Enquato o Indie, busca roupas mais básicas, menos coloridas e mais moda; o alternativismo busca retomar alguns aspectos do movimento New Wave dos anos 80 e 90, como roupas e sapatos mais coloridos, maquiagens extravagantes, etc.

Roupas.
Indie: Segue tedências da moda, e da moda “Vovô”. Reutilização de coletes, sweaters, casacos de lã, sapatos, camisetas sociais e pólo.
Alternativo: Tênis coloridos, usufrui-se também da moda “Vovô”, forte variação de pessoa para pessoa, presença de cores e de contrastes, fuga do cotidiano

Cabelo.
Franjas, topetes, cabelos básicos desfiados e diminuição das mudanças brutais de cores.

Daí, surgiu o Neon Music, que assim como o emo, é fortemente influenciado pela música. O alternativismo elevado à enésima potência. Na música mistura o pop, o eletrônico e o pop rock, numa mistura mais animada e balada. Ganhou força no fim de 2008 e explodiu no Brasil agora em 2009.
Liderado pelas bandas Cine e Restart, usam e abusam do antigo movimento New Wave, mas mudam completamente quando o assunto é música. É um movimento extremamente colorido e vive seu período de apogeu.

Partindo destes conceitos,
uma mudança menos rdical, que ainda assim muda a cabeça de parte da sociedade e direciona para a nova tendência, gera muita discussão e polêmica entre pessoas que se consideram de uma Tribo e são taxadas como de outra, ou mal podem sair na rua e já são rotuladas. Tudo isso, feito à partir da banalização, que de fato, grande parte dos jovens vêem fazendo da Moda em si, dos Emos aos From Uk, dos Indies aos Alternativos. Atualmente, muitos passaram a se imitar, rotulando sua moda como ‘Alternativos, coloridos e radicais’; dizendo gostar de uma banda e seguir seu visual, quando não tem senso crítico nem opinião concreta sobre o assunto ou até mesmo sobre seu próprio estilo.
Concluímos que uma tendência segue a outra. Quando vemos, um novo grupo musical já tomou conta das paradas e a moda que você não havia sequer entendido já está quase extinta, dando lugar à outra. Isso mostra o quanto um visual influencia na cabeça dos jovens, o quanto estar ‘na moda’ e se misturar com aqueles que são originais é o primeiro plano para serem percebidos em qualquer lugar que passem.
Para alguns, a música não importa mais, o que importa é a aparência. Visão infantil (:
Mas será que vale a pena mudar radicalmente seu estilo de vida para ser diferente e se destacar perante a sociedade? Será que vale a pena rotular a si próprio sem ter sua opinião e sem gostar ou conhecer as bandas da tribo que segue, gerando uma grande banalização da moda anterior e causando discussão entre alas? O que é MODA e ESTILO pra você?
Pare e pense!

Um comentário:

Unknown disse...

Ahhh...ta muito bom o site minha Gatinha linda!
Sucesso pra você amor (L)

Te amo Ciikazinha